No fim de semana, São Paulo poderá registrar a temperatura mais alta já registrada em sua história.

São Paulo está se preparando para enfrentar um possível recorde de temperatura neste fim de semana, de acordo com a Defesa Civil do estado. A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) indica que os termômetros podem atingir uma média de 37,1°C no sábado (22).

A última vez que a cidade registrou uma temperatura máxima histórica foi em 17 de outubro de 2014, quando os termômetros atingiram 37,8ºC, estabelecendo um recorde absoluto.

Outras cidades do estado também podem quebrar recordes de temperatura máxima, como Araçatuba, que alcançou 37,4ºC em 12 de setembro e pode chegar a 41ºC. Bauru registrou uma média de 36,9ºC em 13 de setembro, e a temperatura deve subir para 40ºC nesta semana.

Essa onda de calor é resultado da influência de uma massa de ar quente e seco que se espalha pelo estado, acompanhada por um sistema de alta pressão, criando um bloqueio atmosférico. Esse bloqueio manterá o tempo quente e seco até o final do inverno, que termina neste sábado (23).

Em virtude dessas condições, a Defesa Civil recomenda que as pessoas bebam bastante água, protejam-se do sol e evitem exercícios ao ar livre durante os horários mais críticos do dia. Além disso, o uso de soro nos olhos e no nariz pode ser benéfico. É importante também evitar ações que possam causar incêndios, como queimar vegetação seca ou jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, pois isso pode levar a incêndios de grandes proporções.