Walewska Oliveira é homenageada por amigos e pela seleção brasileira de vôlei.

No último dia 21 de setembro, o vôlei brasileiro sofreu uma grande perda com o falecimento de Walewska Oliveira, de 43 anos, campeã olímpica. Ela perdeu a vida após cair do 17º andar do prédio onde residia em São Paulo. A polícia está conduzindo uma investigação sobre o ocorrido. Como uma figura inspiradora e de destaque no esporte, a Seleção Feminina de Vôlei prestou homenagens a Walewska antes da partida entre Brasil e Turquia, válida pelo Pré-Olímpico de vôlei em Tóquio.

As jogadoras realizaram um momento de silêncio de 30 segundos antes do hino nacional em memória de Walewska. Apesar de um desempenho sólido, a equipe brasileira foi derrotada pela Turquia por 3 sets a 0. O luto certamente teve um impacto nas atletas.

Ao chegarem ao ginásio, a expressão das jogadoras revelava a tristeza que permeava o ambiente. Thaisa, que conquistou a medalha de ouro olímpica em Pequim ao lado de Walewska, demonstrava estar profundamente abalada. Antes da partida, as jogadoras usaram fitas nos braços com a inscrição: W#1. Elas souberam da trágica notícia do falecimento de sua colega ainda no hotel, antes do jogo.

Além disso, houve outras manifestações de pesar. A jogadora de vôlei Fabiana Claudino compartilhou suas emoções no Twitter, expressando sua dor. O ex-técnico da Seleção Brasileira Masculina, Bernardinho, lamentou a perda no Instagram, enaltecendo a trajetória da querida Wal desde sua juventude até se tornar uma campeã.

Clubres de futebol também prestaram suas condolências. O Palmeiras relembrou a visita de Walewska à comissão técnica na Academia de Futebol no início da semana e expressou tristeza e incredulidade com a notícia. O Atlético Mineiro, do qual Walewska era torcedora, lamentou profundamente a morte e destacou a homenagem que recebeu após conquistar o ouro olímpico em 2008.

Radamés Lattari, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), prestou homenagem à atleta, enfatizando sua importância e especialidade no esporte, e expressou solidariedade à família e amigos de Walewska.

O Praia Clube, onde Walewska encerrou sua carreira, publicou uma nota de pesar e eternizou a camisa número 1 de Wal na equipe em 2022.

A amiga Sheilla Castro compartilhou uma foto do lançamento do livro de Walewska em Belo Horizonte e enviou força à família da atleta, lembrando-a como um exemplo dentro e fora das quadras e lamentando a partida prematura.